Pular para o conteúdo principal

PRONATEC

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.
O Pronatec oferece cursos gratuitos em âmbito nacional. Em parceria com as Redes Federais, estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica, com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S) e com as instituições privadas.
O programa busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Objetivos


I - expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
II - fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica; 
III - contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional;
IV - ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional;
V - estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
VI - estimular a articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda.

Público


Segundo sua Lei de criação (Lei 12.513/2011), o Pronatec deverá atender, prioritariamente, os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; trabalhadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.
Para articular as demandas prioritárias por setor e região, o Programa conta com uma rede de instituições que demandam cursos voltados para públicos específicos em cada região e, ainda, com uma rede de instituições que ofertam tais cursos.

Inscrições


Os Institutos Federais, o SENAI e o SENAC apresentam oferta contínua de vagas ao longo do ano. Procure-os para conhecer o calendário de matrículas das vagas do Pronatec nessas instituições.
Além disso, pela Bolsa-Formação do Pronatec, serão ofertadas vagas a partir de maio de 2016. Até lá, os parceiros do Pronatec levantarão as demandas locais e pactuarão com as unidades de ensino. As vagas a serem ofertadas estarão disponíveis no Portal do MEC.

Cursos Ofertados


O Pronatec oferta 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos, que podem ser consultados no Guia Pronatec de Cursos FIC (http://pronatec.mec.gov.br/fic/) e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (http://pronatec.mec.gov.br/cnct/).

Acessos aos Cursos


São oferecidos cursos técnicos, para quem está cursando ou já possui o ensino médio, e cursos de qualificação profissional (formação inicial e continuada – FIC), de escolaridade mínima variada.

Como se insrever


Os Institutos Federais, o SENAI e o SENAC apresentam oferta contínua de vagas ao longo do ano. Procure-os para conhecer o calendário de matrículas das vagas do PRONATEC nessas instituições.
Para mais informações, Aacesse o Portala do MEC por meio do LINK:
http://portal.mec.gov.br/pronatec.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novos Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada

Cursos Técnicos EaD gratuitos e cursos de formação inicial gratuitosCursos Técnicos e de Formação Inicial Gratuitos Cursos Técnicos na modalidade a distância com duração de três semestres (1350 horas) Técnico em Secretaria EscolarTécnico em Registros e Informações em SaúdeCursos de Formação Inicial e Continuada  (de 160 a 240 horas) Aconselhador em Dependência QuímicaAgente de Combate a EndemiasAgente de gestão de resíduos sólidosAuxiliar de Farmácia de ManipulaçãoAuxiliar de Laboratório de SaneamentoCuidador InfantilMonitor do Uso e Conservação do Recurso HídricoDatas de inscrições Cursos de Formação Inicial e Continuada: 15/02 a 17/02 de 2017.Cursos Técnicos a Distância em Secretaria Escolar e Registros e Informações em Saúde: 15/02 a 22/02 de segunda a sexta.Horários: de 9h as 11h30min e de 14h às 16h30min.Exigências Ter 16 anos, no mínimo.Estar cursando o 2° ano ou ter concluído o Ensino Médio.Modo de ingresso Matriculas por ordem de chegadaNúmero de vagas Curso Nº de vagas Técnico em …

PROCESSO SELETIVO 2018

CURSOS
Técnico em Enfermagem (Vespertino e Noturno)
Técnico em Nutrição e Dietética (Matutino, Vespertino e Noturno)
Técnico em Análises Clinicas (Matutino e Noturno)
As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas no período de 18 a 22 de setembro de 2017 no horário das 09h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 21h, somente nos dias úteis.

O local de inscrição será a sede do CEP-ETSP, situado entre as Avenidas Contorno e Independência, Setor Hospitalar, AE s/n - Planaltina-DF.

Poderá inscrever-se o candidato que atender às seguintes condições:

Estudantes que concluíram o Ensino Médio ou o 3° segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Instituições reconhecidas pelo MEC.

Outras informações consulte o DODF de 15 de 09 de 2017



Informações inerentes ao ingresso no CEP Saúde:

A os interessados em ingressar nos cursos técnicos oferecidos por este Centro deEducação Profissional/Escola Técnica de Saúde de Planaltina (CEP/ETSP), informamos que a escola promove, todos os anos, geralmente no mês de setembro, o Processo seletivo para ingresso de novos alunos. O processo seletivo é norteado em edital publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. No referido edital constam todas as etapas do processo, tais como: vagas ofertadas por curso e turno; período de inscrição; realização de provas; divulgação de resultados; recursos e matrículas.
O CEP/ETSP oferta os seguintes cursos:
·Técnico em Enfermagem; ·Técnico em Nutrição e Dietética; ·Técnico em Saúde Bucal; ·Técnico em Análises Clínicas; ·Técnico em Segurança no Trabalho; ·Técnico em Registros e Informações em Serviços de Saúde (EaD); ·Técnico em Secretaria Escolar (EaD).
Na época da publicação do edital de seleção (normalmente na 1ª quinzena de setembro) será informações mais atualizadas do processo nesta página.