Nutrição e Dietética



Sobre

O Técnico em Nutrição e Dietética é um profissional da área da saúde que divide com o nutricionista a responsabilidade de promover, manter e recuperar a saúde de indivíduos ou coletividades. Desenvolve atividades voltadas para a alimentação humana de sadios ou enfermos em todas as fases do ciclo da vida. Planeja, administra e coordena os processos de produção na indústria alimentícia, bem como programas de alimentação em escolas, hospitais ou hotéis. Atua sob supervisão do nutricionista.

Áreas de atuação

O técnico em Nutrição e Dietética pode atuar ainda na avaliação nutricional de pacientes em programas de educação alimentar. Veja onde estão as oportunidades de trabalho mais comuns:
  • Restaurantes, hotéis, creches, escolas e supermercados
  • Hospitais e clínicas
  • Unidades básicas de saúde
  • Indústrias de alimentos
  • Atribuições
Acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade – higiênico-sanitárias – em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Realiza a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional. Avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.

Perfil profissional

No âmbito do perfil profissional, o Técnico em Nutrição e Dietética deve possuir sólida base de conhecimentos tecnológicos, capacidade gerencial e de adaptação a novas situações.

Mercado de trabalho

Cada vez mais a alimentação vem sendo discutida pela população, cresce a preocupação em conciliar o ritmo de vida acelerado com a escolha por uma alimentação saudável e balanceada. A média nacional salarial do Técnico em Nutrição e Diética é de R$ 1.547,00.

A ética e a regulamentação da profissão

São Técnicos em Nutrição e Dietética os egressos dos cursos técnicos que atendam às disposições da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e que estejam adequados aos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, aprovados pelo Ministério da Educação. De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) a Resolução de nº227/1999, complementada pela Resolução nº 312/2003, o exercício da profissão de técnico em Nutrição e Dietética, profissional da área de saúde, será permitido exclusivamente aos inscritos nos Conselhos Regionais de Nutricionistas, cabendo a estes órgãos exercerem a orientação, disciplina e fiscalização do exercício profissional.

Fontes

Conselho

Código de ética

Nenhum comentário:

Postar um comentário