Saúde Bucal


Sobre

O Técnico em Saúde Bucal é o profissional habilitado a atuar na área de saúde dentária, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista, executando atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo como radiografias, limpeza e polimento de dentes, remoção de tártaro, remoção de suturas e inserção de materiais restauradores em cavidades dentárias já preparadas pelo dentista.
Além disso, o Técnico em Saúde Bucal controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

Áreas de atuação

O Técnico em Saúde Bucal atua em clínicas ou consultórios odontológicos públicos ou privados e no Sistema Único de Saúde (SUS).

Atribuições


  • Realizar trabalhos preventivos, individuais ou coletivos, nos usuários para o atendimento clínico, como escovação supervisionada, evidenciação de placa bacteriana, aplicação típica de flúor, selantes, raspagem, alisamento e polimentos, bochechos com flúor, entre outro;
  • Realizar procedimentos reversíveis em atividades restauradoras, sob supervisão do cirurgião dentista;
  • Cuidar da manutenção e conservação dos equipamentos odontológicos;
  • Acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos trabalhos da equipe de saúde da família no tocante a saúde bucal.

Perfil profissional

Profissional que atua na prevenção, promoção e recuperação da saúde bucal, individual e coletiva em consultórios e clínicas ou na rede pública. Busca auxiliar nas tarefas de atendimento odontológico, sempre sob supervisão do Cirurgião Dentista, executando tarefas de apoio ao atendimento e de organização de dados de pacientes, preparando materiais e equipamentos para seu uso, e colaborando em atividades educativas de saúde bucal. Sua formação o credencia a compor equipes de saúde em nível local, colaborar com o Cirurgião Dentista em pesquisas, no seu atendimento no consultório ou clínica e em Odontologia Sanitária.

Mercado de trabalho para profissionais Técnicos em Saúde Bucal

O Técnico em Saúde Bucal é habilitado para trabalhar em clínicas privadas, nos serviços odontológicos municipais, estaduais e federais, postos de saúde, consultórios odontológicos, na organização de projetos e programas educativos e nas equipes de saúde bucal no programa de saúde da família (PSF). 
A média nacional salarial do Técnico em Saúde Bucal é de R$ 1.150,00.

A ética e a regulamentação da profissão

A profissão foi regulamentada em 24 de dezembro de 2008, quando a Lei n° 11.889/2008 foi sancionada. A partir de então o profissional graduado no curso técnico de ASB / TSB pode exercer suas atividades após o devido registro no Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a se inscrever no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Fontes

Código de Ética

Conselho

Lei regulamentar dos técnicos em saúde bucal

Nenhum comentário:

Postar um comentário